segunda-feira, 5 de abril de 2010

Não levar os problemas para casa

Com o crescente aumento do stress do quotidiano a que esta sociedade nos obriga, vemos cada vez mais ambientes familiares serem afectados por problemas alheios ao mesmo.
Certo dia fiquei bastante surpreendido com um gesto, que apesar da sua simplicidade, constatei ter uma eficacia tremenda e o qual pretendo tentar adoptar para a minha vida.
O dia começara bem cedo, comigo a ligar a um amigo para lhe dar boleia para uma "missão" que precisavamos realizar.
Chegado a casa dele, estive quase uma hora à sua porta esperando a sua chegada. Apareceu com um ar esbaforido, pedindo desculpa pela demora, mas tinha tido um problema com a maquina de lavar-roupa, tendo a cozinha completamente inundada. Chegados ao nosso destino e pouco depois do início da nossa tarefa, começaram os restantes azares desse dia. Aleijou-se e bem numa mão, perdeu a carteira ao almoço, recebeu um telefonema com uma noticia desagradável... Como seria de esperar, o regresso a casa foi feito num silencio absoluto, estando ele cabisbaixo e de olhar triste.
"Estaciona e entra" - Disse-me ele.
A caminho de sua casa, víu esticar os braços e tocar com as pontas dos dedos nos ramos mais baixos de uma arvore que tem perto do pátio.
Mal entrou em casa, agarrou o filho, beijou a mulher e com um sorriso imenso conversou e brincou até à minha despedida.
No dia seguinte, quando o fui buscar novamente, não resisti a perguntar.
"Ouve lá, como consegues isso? Ontem ias tão abatido e mal entraste em casa, parecias outro..."
"Sabes aquela arvore que tenho perto de minha casa?" - respondeu ele - "Todos os dias, ao chegar, penduro nela todos os problemas que fui apanhando durante o dia. O mais engraçado, é que todas as manhãs quando vou para pegar neles novamente, encontro sempre menos dos que me lembro ter deixado."
Não sei se resulta com todos, mas eu vou experimentar. Carregamos constantemente problemas aos quais não conseguimos fugir e por causa deles, prejudicamos relações e amizades que nada têm a ver com eles.
Deviam fazer o mesmo... Abraço e até breve...
Perdoem-me a falta de inspiração. :)

2 comentários:

  1. Vou plantar uma arvore. Vai ficar carregadinha...

    ResponderEliminar
  2. Acredito! Principalmente porque a tua paciencia é = a 0!
    Sabes mize... por vezes parece que as nossas "orações" não são ouvidas no imediato, mas o certo é que tudo tem uma razão de ser e nada aparece por acaso!
    Estou a aprender a esperar e a saber retirar de quase tudo uma lição!
    Nem sempre o que pedimos para nós, é algo justo e adquado para nós naquele momento...
    Mais uma vez me repito! Paciencia, sorri e faz o favor de ser feliz!
    As "arvores" estão no nosso caminho, por algum motivo!

    ResponderEliminar