segunda-feira, 12 de julho de 2010



Ontem, a caminho de casa ouvi uma música que me fez parar. O cd de Jack Johnson, "Brushfire Fairytales", já tocava no meu carro à uns dias, mas esta ("It's all understood") musica não me tinha feito parar como ontem.
É de facto interessante certos acontecimentos, palavras, filmes, experiências ou músicas, nos marcam de acordo com a forma como a encaramos a altura!
A minha vida está repleta de actos, gestos, acções, percepções, ideias, opiniões e decisões que faziam todo o sentido naquele momento, mas que passada a caravana e acentada a poeira, olho para trás e vejo tudo o quanto estava encoberto e as mil e uma outras formas como poderia ter feito as coisas.
Quero acreditar que todos nós passamos por momentos assim, daí por vezes surgir algo com o qual nos identificamos na perfeição!
Mas tantas cabeçadas numa vida só? Estarei a ver o mundo com o olhar correcto?
Esta musica descreve bem certas linhas de pensamento que tenho tido...
"É tudo compreensivel" - diz Jack Johnson. - "Tudo é relativo, mesmo que não o compreendamos", "É tudo apenas "porque sim", mesmo que não o entendamos". "Sugestões em onde colocar fé, sugestões no que acreditar", "Mas o Bom Livro é bom e bem entendível, por isso nem questiones, se entendes o que digo, mas é tudo relativo","mesmo que não entendas".
Será esse o meu erro? Não conseguir confiar nos outros a ponto de deixar a minha vida navegar no mar da arbitrariedade?
Não quero acreditar nisso. Eu entrego-me à vida! Apenas isso! Cometo erros como todas as pessoas, mas quero acreditar que sou moldável! Que sei reconhecer os meus erros, as minhas falhas, as minhas lacunas e que me esforço por as colmatar! Será por isso?
Sou teimoso... É um facto! Quando vejo as coisas de uma determinada forma, é-me difícil contrariar essa linha de pensamento e passo muito tempo de pé atrás mesmo quando me mostram que não é assim. Mas tudo na vida se corrige!
Vivo muito de acordo com as emoções... também! Mas a vida deve ser sentida, e eu amo muito!
Vivi fechado a emoções muito tempo. Talvez por ter dificuldades em lidar com elas, talvez por ser mais seguro assim... Mas quando me entrego... é algo sem igual. Sei verdadeiramente o significado de ser capaz de me entregar a alguém!
Viram o filme, "O paciente inglês"? Porque é que tenho de ser sistematicamente parado pelo meu próprio exercito? E porque tenho de guardar em mim essas mágoas, esses fantasmas?

5 comentários:

  1. "Mas quando me entrego... é algo sem igual. Sei verdadeiramente o significado de ser capaz de me entregar a alguém!"
    ...
    "Porque é que tenho de ser sistematicamente parado pelo meu próprio exercito? E porque tenho de guardar em mim essas mágoas, esses fantasmas?"

    Não é um pouco contraditório? - pergunto.

    ResponderEliminar
  2. O exercito a que me refiro, é a minha mente a tentar descodificar tudo e mais alguma coisa.
    Amei apenas uma unica vez. Vez essa que fez o resto se esfumar.
    Entreguei-me a 100% mas da forma errada, pois não sabia o que era amar.
    A entrega é fisica e mental. A minha dedicação é imensa e a luta por tudo o que agrada ao outro é sem igual. Mas entrego-me tanto, que me esqueço de me sentar, confiar e apreciar a viagem...

    ResponderEliminar
  3. Chamas isso Amar???? ahahahha até dizes bem quando referes k foi uma entrega a 100% de forma errada. A dedicação imensa e a luta por tudo o que agrada ao outro ser sem igual. A entrega total, que te esqueces de te sentar, confiar e apreciar a viagem... Desculpa mas isso na minha opinião n é Amar... pk faltas Tu no texto... certamente n foste correspondido... pk quem diz que ama agindo dessa forma nunca o é.... e assim n é a forma certa de Amar.

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo...
    Põe um nome a suportar o teu comentário. Ganhará mais credibilidade.
    Em relação ao amor que falo no texto, fui correspondido e de uma forma sem igual!
    Falto eu no texto? Mas conheces-me assim tão bem? Fiquei curioso quanto a quem possas ser...
    E eu acredito no Amor! Se para dares, precisas de receber, é uma postura na vida igual a tantas outras. Uma postura sobre a qual não sou ninguem para me pronunciar.
    Há mil definições de Amor e de Amar, mas não concordo com aquelas que exigem algo em troca para existirem. Quando amamos verdadeiramente, amamos independentemente do que o mundo nos dá de volta.
    Agora, reafirmo, se insistes em me tratar por "tu", diz-me quem és para saber se posso fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Fico feliz por saber que foste correspondido e pela resposta bem correspondido, mas sabes, duvido sempre da reciprocidade quando sinto que alguém investe da maneira que investiste. De qualquer modo, quando refiro que faltas tu no texto é porque acredito que o amor é para ser vivido a dois e nas tuas palavras fiquei com a ideia que serias apenas tu a vive-lo, concordo na plenitude quando dizes:Se para dares, precisas de receber, é uma postura na vida igual a tantas outras. Há mil definições de Amor e de Amar, mas não concordo com aquelas que exigem algo em troca para existirem. Talvez não me tenha expressado da melhor forma, apenas sinti que existe alguma magoa nas tuas palavras. Espero que não te tenhas ofendido com o meu comentário.
    Já agora podes tratar-me por tu, não somos intimos e talvez nem te conheça, mas este teu pensamento de alguma forma mexeu comigo e achei que devia comentar. Fi-lo de forma anomima mas acredita foi sem intenção.

    ResponderEliminar