sexta-feira, 16 de julho de 2010

Perdão não tem "mas"!


Das coisas que menos concordo é ouvir um, "eu desculpo, mas...", "Eu perdoo, mas...", "Eu não guardo rancor, mas...". Não existe tal coisa como meio perdão, meia desculpa aceite, meio rancor. Não é coerente... Faz-me acreditar que a palavra "amor" e a palavra "perdão", estão a perder o seu verdadeiro significado.Quer sejamos crentes ou não, temos de admitir que o que está escrito na Biblia é a mais bela palavra de todas. Bastava que todos os que se dizem crentes, se esforçassem para a seguir mais de perto para estarmos num mundo melhor... se todos fossem Cristãos... então nem se fala.Existe uma passagem na Biblia que nos diz... "Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe" (Lucas 17:3-4). Sei que é quase utópico e impraticável fazer tal coisa, mas todos deviamos fazer um esforço nessa direcção.Muitas pessoas não entendem porque razão o arrependimento haverá de ser razão suficiente para perdoarmos seja o que for.Mas uma coisa eu vos garanto... Quando o arrependimento é verdadeiro, a dor que o mesmo provoca é suficiente para mudar qualquer coisa. A mágoa de um real arrependido é a pior dor que existe neste mundo. Todos conhecemos casos de pessoas que por causa de um erro, por causa de um arrependimento, nunca mais voltam a ser o que eram. Mesmo quando a pessoa ofendida lhes perdoe essa falha, perdoarmo-nos a nós próprios é muito mais complicado. A única solução é mesmo seguir em frente e procurar não repetir erros. Para isso, temos de nos esforçar verdadeiramente para encontrar a razão que nos levou a essa decisão.É verdade que a qualquer momento podemos ser confrontados com a situação em que um simples "sim" ou "não" pode mudar o rumo da nossa vida, mas não podemos viver com o medo de não errar. Devemos ter a noção que vamos errar e estar preparados para que todos os outros possam errar. Temos de procurar ter o coração limpo para perdoarmos verdadeiramente assim como ter a humildade para nos arrependermos de verdade!A pretensão de que não iremos mais cometer erros, é uma mera ilusão e é impraticável!

3 comentários:

  1. José Carlos Oliveira16 de julho de 2010 às 17:12

    Um perdão com "mas" não é perdão. Quem "perdoa" desta forma não deve esperar perdão da parte de Deus.
    Excelente texto

    ResponderEliminar
  2. O meu amigo varadas está com um pé na escrita parece-me é que existem certas coisas dificeis de perdoar é necessário ter alguma coragem para não dizer o mas.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  3. É verdade caro José Carlos, mas tenho de concordar com o António Sampaio... É preciso coragem para não dizer o "mas". Como dizem os Amerianos... "You can talk the talk, but can you walk the walk?".
    Fico feliz por terem lido e gostado. Grande abraço!

    ResponderEliminar