sexta-feira, 17 de julho de 2009



Declaro oficialmente a morte do "VARADAS". Não sei dizer com precisão porque motivo ele surgiu e muito menos porque ele se manteve presente na minha vida durante tanto tempo. Começou por ser uma máscara que se apoderou de mim perto dos meu 17 anos e que foi ganhando cada vez mais força até o inicio de 2009. Ajudava-me a lidar com todas as situações sociais a que todos estamos sujeitos no dia-a-dia. Mas neste último ano, tenho chegado à conclusão que não preciso desta máscara para nada e, além disso que esta mesma máscara só me tem prejudicado e me tem impedido de viver realmente. Mantinha-me estável, sem ter de lidar com as emoções negativas, mas também me impedia de viver todas as emoções positivas. Segundo Emile durkheim no seu livro "O Suicídio", bastava adicionar a este viver um estado geral de depressão profunda e era um perfeito candidato ao que ele qualificava de "suicídio melancólico". Mas... nunca fui muito chegado a depressões. Tenho passado bastante tempo a redescobrir-me, a aprender a lidar com as emoções, com os afectos, com as criticas dos outros e com quase todas as situações sociais que nos envolvem. Mas já estou mais próximo de reencontrar o meu caminho, aquele trilho que abandonei aos 17 anos e que tanto me prometia. Sinto como se tivesse colocado a minha vida em suspenso por 12 anos, mas estamos sempre a tempo de corrigir os erros do passado. A todos os que magoei, as minhas desculpas. A todos os que me magoaram, já passou. JPCMoreira olha o futuro com força, esperança e muito animo. No meio de momentos de tristeza e solidão sempre rodeado de pessoas e momentos de alegria que nunca antes tinha sentido, avanço e dou graças por ter aberto a minha vida a esta enxurrada de sentimentos.

4 comentários:

  1. Olá JPCMoreira, eu sou um amigo do falecido, fico triste com a morte do mesmo até porque foi nesse periodo de 12 anos de suspensão que eu o conheci e nunca me deixou ficar mal. Um abraço para ti e os meus sinceros pesames...

    ResponderEliminar
  2. Antes de tudo o mais, as minhas sinceras condolências. Confesso que não estava à espera de ler isto quando decidi aqui voltar... Fiquei no mínimo... estupefacta!

    Agora as questões são: Os outros viam-te como realmente és? Ou viam-te como querias que eles te vissem? Ou viam-te como queriam que tu fosses? E tu? Conseguias ver-te como és, ou somente como gostarias que fosses? As respostas, guarda-as no pensamento...

    E quanto aos 12 anos suspensos, há-de haver tempo para os recuperar, se souberes gerir todas as emoções agora (re)descobertas, sem os exageros comuns de todo o ser humano, de querer modificar o que está mal virando tudo e todos do avesso...
    A par e passo se faz uma longa caminhada, ultrapassando cada obstáculo a seu tempo, ganhando resistência para os próximos que se adivinham, e sempre sem saber onde e quando esse caminho termina!

    Desejo-te, sinceramente, as maiores felicidades para essa nova caminhada! E como dizia o outro: Errar é humano (persistir no erro é burrice) e perdoar é divino!

    ResponderEliminar
  3. O único erro verdadeiro é aquele com o qual nada se aprende.
    (J. Powell)

    ResponderEliminar
  4. Excelente!!!!

    Isto significa que deixas a vida boemia e de desgraça e que daqui para a frente vais perceber que na vida profissional (a qur todos vivem) também há espaço para crescimento, desenvolvimento pessoal, alegrias e tristezas!??!
    E que a vida boémia pode passar para segundo plano e acontecer apenas quando queremos e não todos os dias?
    Abraço e parabens pelo post
    TCL

    ResponderEliminar