segunda-feira, 27 de julho de 2009

"Mais vale morrer de pé que viver ajoelhado." Será?



Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por "Ché" Guevara, foi das primeiras figuras de renome mundial que me ficaram gravadas na memória. Durante anos, a famosa frase, "Antes morrer de pé que viver ajoelhado" a ele atribuída, era dita por mim de peito feito. E custasse o que custasse, agia de acordo com aquilo em que acreditava e com mais ou menos esforço, com mais ou menos atribulações, ia avançando e conseguindo o que pretendia na vida. Esta minha forma de agir apesar de realmente resolver todos os meus problemas, criava demasiados danos à minha volta. Funcionava quase como uma bomba em que a explosão aniquila o problema, mas as inevitáveis ondas de choque dão origem a outros problemas que também têm de ser resolvidos. Com o passar do tempo, após muito tempo de reflexão cheguei à conclusão que este método originava um turbilhão de situações, que além de me manterem ocupado, pouco de positivo me traziam e não compensavam os estragos e as dores de cabeça causadas. Decidi então abrandar.Antes de resolver seja o que for, pedir conselhos a quem sabe mais que eu e tentar agir de forma mais correcta, ordeira e respeitadora dos outros. Às duas por três, dei por mim muito mais leve e confiante. É verdade que por vezes me aparecem situações cuja resposta vai muito além das minhas capacidades, mas sei que com paciência e seriedade conseguirei ultrapassar todos os resultados. Recentemente dei por mim, e voltando à imagem que o grande "Che" me transmitiu", estando frente a frente com situações que exigiam tudo de mim. Por agir de forma menos impulsiva e "guerreira", por deixar as coisas rolarem à espera de que a forma de solucionar as questões da maneira menos intrusiva e turbulenta possível, dei por mim a viver de joelhos. Não só de joelhos, pois não me sento capaz de avançar, mas também vendado pois não vejo a solução, ainda amordaçado pois não sei o que dizer como a quem o dizer e ainda de mãos atadas pois não sei como agir. Encontro-me como que refém de problemas que se agigantaram perante mim. Mas, tal como em tempos foi construída uma torre para que os que mordidos por serpentes venenosas pudessem olhar para o alto e assim escaparem da morte, também eu mesmo nesta condição nova para mim, levanto a cabeça e sei que vou encontrar forma de superar todas estas atribulações pois já sei que não estou sozinho.

4 comentários:

  1. Depois desta leitura deste texto só tenho a dizer que tambem ja passei por momentos em que me encontrei assim... mas depois realmente parei e pensei, e decidi pedir ajuda...

    Realmente nunca estamos sozinhos é certo, nem no meio da tempestade, nem no meio da escuridão, nem no meio seja do que for... Pq ELE estará lá, e ajudara aqueles que crêm NELE...

    Bom texto...

    Abraço amigo =D

    ResponderEliminar
  2. Veio à minha lembrança uma frese dita por D. António Ferreira Gomes (que foi bispo do Porto no tempo de Salazar e de quem ele não gostava)
    Quando lembrado de que certas posições que tinha contra o regime lhe poderiam trazer problemas disse: "A minha posição é de joelhos apenas perante Deus; sempre de pé perante os homens".

    ResponderEliminar
  3. Nunca fui muito "chegada" a frases célebres, tal como não tenho na minha cabeça a lista das personalidades importantes do mundo e no entanto, que as há, há.
    Questões de personalidade, ou falta de espaço na memória?
    Longe de mim desvalorizar quem diz e quem interioriza o que é dito.
    Sou apenas uma pessoa limitada, com algumas opiniões sobre algumas coisas.
    Acho linda a frase do "Ché" e foi assim concerteza que ele viveu a sua vida de guerreiro.
    Valeu a pena? Concerteza valeu, porque viveu a sua convicção.
    Mas acredito que esta frase apenas se enquadrava no seu "lado guerreiro". Haveria "outros lados" da sua vida que facilmente o levavam a ajoelhar-se.
    E penso que é aqui que "a porca torce o rabo" relativamente às frases célebres. A vida tem tantas facetas, que é pouco provável que as frases célebres encaixem em todas.
    Há um lado que precisa concerteza de uma atitude enérgica onde a frase do "Ché" faz todo o sentido, mas pode existir outro lado dessa mesma vida que nos pede paciência, ponderação e sentido de oportunidade.
    Adequar constantemente os comportamentos às situações, conseguir isolar "departamentos" para que não se "infectem" mutuamente, é uma
    aprendizagem que se faz durante toda a vida e essa sim, precisa de luta constante porque é muito difícil.

    ResponderEliminar
  4. boas eu acho q esta frase do grande che n quer dizer para lutar mos sempre mesmo q n tenha mos a razao mas para nos lembrar mos q temos sempre uma palavra a dizer se procurar mos bem e q n nos podemos rebaixar a situaçoes so pk sim e mais uma frase para dizer mos o nosso eu para nunca desistirmos de nos e procurar sempre a melhor opçao para ser mos felizes n desistirmos nem de nos nem dos outros q nos rodeiam e gostam de nos temos de ser fortes sempre mesmo quando pensa mos q ja n conseguimos mais n e uma frase de guerra e de loucos cada um interpetra como quer.se olhar mos para esta frase quando esta mos em baixo pode ser o clique q falta mas subir mos e fazer algo de bom vejo mais esta frase como um incentivo a ser mos nos e a lutar mos por nos;)

    ResponderEliminar